Empreendedor Pessimista x Empreendedor Otimista

21/09/2016 by in category Empreendedorismo tagged as , , , with 0 and 0
Home > Blog > Empreendedorismo > Empreendedor Pessimista x Empreendedor Otimista

É muito comum que pessoas que sonham ser empreendedoras ou que têm ideias inovadoras decidem não fazer algo antes mesmo de tentar

E o maior fracasso que uma pessoa pode ter é desistir de um projeto antes de tirar do papel, seja por medo, por falta de autoconfiança ou até mesmo por pessimismo.

“Todo pessimista é acima de tudo um vagabundo, pois a maneira mais cômoda de não precisar fazer nada é acreditar que nada pode ser feito”.

Mário Sérgio Cortella

Qualquer empreendedor é capaz de citar dezenas de possíveis problemas que podem afetar seu negócio e reconhecer essas ameaças é fundamental, mas a busca em excesso por “possíveis problemas” pode te paralisar e você pode se tornar o seu pior inimigo.

O profissional que é otimista não abre mão dessas avaliações profundas e cheias de critérios. A diferença está em como ambos enxergam os mesmos fatores.

O pessimista, ao avaliar seu empreendimento, está sempre se perguntando: “o que mais pode dar errado?”. O otimista, por sua vez, pode chegar às mesmas conclusões se perguntando: “o que podemos fazer para dar mais certo?”.

O problema é que assim como os alcoólatras, os pessimistas raramente reconhecem o seu defeito e costumam se intitular como realistas. A boa notícia que ao reconhecer, esse defeito se torna totalmente passível de mudança.

Uma analogia…

Sabe aquele carro que você queria comprar depois de tanto pesquisar sobre ele?

Então, provavelmente depois da pesquisa você foi bombardeado com uma grande quantidade deste mesmo modelo circulando pelas ruas. Esse é fenômeno ligado ao foco que damos para um assunto e o que obtemos a partir dele.

Assim como os carros, otimistas e pessimistas enxergarão aquilo que definiram para si. Portanto, direcione seu foco com base naquilo que quer encontrar e surpreenda-se com o resultado!

Referências:
http://destinonegocio.com/br/empreendedorismo/por-que-e-tao-importante-para-o-empreendedor-ser-otimista/
Entrevista do filósofo Mário Sérgio Cortella exibida dia 19/09/16 no programa Roda Viva da TV Cultura

Comentar

1 + nove =

DESENVOLVIDO POR YELLOW LAMP