Saiba como criar campanhas no Instagram
Atualmente o Instagram é uma das redes sociais mais populares, possui mais de 400 milhões de usuários no mundo e cerca de 20 milhões são brasileiros. Por esse motivo, o Facebook comprou o Instagram em 2012 pela bagatela de 1 bilhão de dólares.
Merrequinha né?
Como não somos os criadores do Instagram e tampouco sócios-fundadores do Facebook, vamos ver como anunciar seus produtos e aproveitar o sucesso dessa rede social.
Você pode criar um perfil no Instagram e publicar fotos dos seus produtos, mas assim como outras redes sociais, se não investir nos anúncios pagos dificilmente você atingirá as suas metas.
A grande vantagem do Instagram Ads é que você consegue investir pouco dinheiro e, dependendo do seu produto, obter ótimos resultados!
COMO CRIAR CAMPANHAS “PAGAS” NO INSTAGRAM ADS
O modo mais fácil para criar campanhas pagas nessa plataforma é utilizar o seu “co-irmão” Facebook e vincular a sua fanpage à uma conta do Instagram.
Para isso você deve acessar a sua fanpage no Facebook e clicar em configurações no canto superior direito, depois disso selecione a opção Anúncios do Instagram e clique em adicionar uma conta (daí basta inserir seus usuário e senha do Instagram).
EU PRECISO TER UMA CONTA NO INSTAGRAM?
Embora seja recomendado você ter uma conta no Instagram, também é possível anunciar sem possuir uma conta, mas é importante saber que você terá algumas restrições como não poder responder aos comentários no seu anúncio, na exibição do seu anúncio o nome do seu usuário ficará igual ao do Facebook e ficará cinza (em vez de azul) não permitindo cliques.
Agora você poderá criar a sua campanha, para isso acesse esse link: https://www.facebook.com/ads/manager/creation
Primeiramente você deverá definir o objetivo da sua campanha de marketing.
Lembrando que algumas opções como cliques no site, instalações de aplicativos e visualizações de vídeos já estão funcionando, mas outras você não conseguirá anunciar no Instagram (por enquanto).
Após selecionar o objetivo da sua campanha, abrirá uma tela do conjunto de anúncios. E o primeiro ponto a definir é o seu público-alvo, como a idade, gênero e região geográfica.
Em posicionamentos você poderá editar em qual plataforma você quer que seu anúncio apareça (Facebook, Instagram ou os dois).
Ainda na mesma tela, você determinará o orçamento de sua campanha. Preste muita atenção no valor que disponibilizará e no período de campanha para não tomar sustos depois com o que foi gasto. Nesse caso, talvez seja aconselhável alterar o orçamento para vitalício para determinar o valor e o período total da campanha.
Conforme você modificar o valor de investimento, o período, o perfil de público e a região geográfica você notará que alterará o alcance estimado.
Clicando em continuar você poderá definir o formato da sua publicação, como imagem única, carrossel ou vídeo e podendo ter uma prévia de como ficará o anúncio.
Depois que definir isso, basta concluir fazendo o pedido ao Facebook e em poucos minutos sua campanha começará a funcionar no Instagram.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES PARA MANDAR BEM NO INSTAGRAM
Texto na imagem: Não é muito recomendado, mas se for preciso, o texto não pode ocupar mais de 20% da área da imagem/foto usada. Ultrapassando esse limite, o alcance da publicação diminuirá.
Texto de descrição: O limite é de 300 caracteres. Aproveite este espaço para vender o seu peixe, falar sobre os seus benefícios e promover suas hashtags de maneira natural. Não é como nos posts normais em que você pode sair incluindo dezenas delas.
Tamanho e formato da imagem: Quadrada (600x600px ou 1936x1936px) ou retangular (600x315px ou 1936x1016px). O arquivo não deve ter mais que 10MB.
Duração do vídeo: Entre 5 e 60 segundos. O arquivo não pode ter mais que 30MB. O formato é em MP4 e as medidas são as mesmas das imagens.
Carrossel: Limite de 4 imagens, que devem ser quadradas.