Como escolher um nome para o seu negócio

30/03/2016 by in category Dicas, Empreendedorismo with 0 and 0
Home > Blog > Dicas > Como escolher um nome para o seu negócio

Já está tudo definido: o ramo de negócios, o local, o público-alvo… Mas agora falta um nome para sua empresa. Neste momento, é importante parar e pensar em algo que mostre ao mercado aquilo que o seu negócio faz, que seja de simples entendimento e, ao mesmo tempo, forte.

nome_empresa2

Para te ajudar com essa tarefa, separamos algumas dicas de especialistas do Sebrae:

Questões práticas
Faça listas com possíveis nomes e comece a pesquisar. Utilize dicionários e livros técnicos ligados à área do negócio. Línguas antigas ou estrangeiras podem trazer boas ideias (latim, grego, francês, inglês). Use, mas não abuse.

Solte a imaginação

Istock/Jason Doiy

Criador do Google desafiou o dicionário ao criar o nome (foto: Istock/Jason Doiy)

Muitas empresas de sucesso da nova geração de negócios online criaram palavras completamente novas para batizar seus empreendimentos. Nomes como Google e Flickr desafiaram o dicionário e se transformaram em grandes sucessos.

Menos é mais
Escolha nomes pequenos, fáceis de escrever, fáceis de entender. A grafia deve ser a mais acessível para que as pessoas entendam a marca ao telefone ou digitar o nome na internet. Evite usar letras mudas ou símbolos extravagantes, palavras estrangeiras com pronúncia difícil ou muito distante da brasileira. Use o bom senso.

Simplifique as coisas
Vivo, Nike, Apple, Claro, Twitter, eBay: empresas de sucesso e com poucas sílabas em seu nome. Evite nomes muito longos ou complexos que possam acabar confundindo seus clientes.

Fuja dos modismos
Evite termos que indicam “modernidade”. Se o negócio vingar e durar muitos anos, pode acabar ficando velho, como no caso de empresas que colocaram “tel” e “digi” para associar seus negócios a tecnologias que estavam no auge e seus nomes hoje soam ultrapassados.

Evite associações impróprias
Evite nomes que possam trazer uma imagem negativa. Em alguns casos, a falta de cuidado pode levar não só a situações embaraçosas, como o infeliz caso de uma empresa asiática que adotou a sigla KKK – acrônimo da seita racista Ku Klux Klan nos Estados Unidos – como nome.

Diferença entre denominação social e nome fantasia
• A denominação social é o nome legal da empresa. No caso do Micro Empreendedor Individual, a denominação social ou razão social é o nome dele  seguido pelo número do CPF. Isso não tem como mudar.
• O nome fantasia é o título que você vai usar para identificar seu estabelecimento, mas que tem pouco poder de garantir exclusividade.

 

Fonte: https://consumosocial.catracalivre.com.br

Comentar

dois × 5 =

DESENVOLVIDO POR YELLOW LAMP