Como usar o Analytics para entender seus visitantes

22/06/2016 by in category Dicas, Empreendedorismo, Marketing Digital tagged as , , , with 0 and 0
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Quem ainda não conhece ou não utiliza o Google Analytics pode estar deixando de ganhar várias oportunidades de negócios no ambiente online simplesmente por não entender a audiência do seu website.

Afinal, o que é o Google Analytics?

Basicamente, o Google Analytics é um sistema gratuito de controle e monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, blog ou loja virtual. Esse software faz o levantamento do número de visitas do seu website, mostra quais são as páginas mais populares ou quantos usuários estão online, entre outras métricas interessantes.

As principais áreas do Google Analytics

Como se pode ver na figura acima, já na tela de abertura do GA aparecem diversas informações e estatísticas. Para se orientar mais facilmente, o profissional que utiliza o Analytics deve saber que existem cinco grandes áreas básicas que reúnem boa parte dos dados que podem ser obtidos dentro da ferramenta. Vamos a elas:

TEMPO REAL NO GOOGLE ANALYTICS

Aqui é possível ver estatísticas em tempo real dos acessos ao site. Pode-se visualizar, por exemplo, quantos visitantes estão navegando pelo site naquele momento, em quais páginas, de que localidades estão acessando, entre outros dados abrangentes do momento. É uma área muito usada em conjunto entre as equipes de B.I. e Desenvolvimento para conferir se mudanças de código de acompanhamento de dados foram feitas com sucesso.

PÚBLICO-ALVO NO GOOGLE ANALYTICS

Este campo mostra muita coisa sobre quem são as pessoas que entram em seu site. Localidade dos acessos, tecnologia usada para acessar – seja um desktop, tablet ou celular (até o modelo de celular) – resolução da tela do dispositivo de acesso, comportamento em relação ao tempo gasto no site e engajamento são informações que podem ser encontradas aqui.

AQUISIÇÃO NO GOOGLE ANALYTICS

Esta área é muito relevante para analisar o resultado de campanhas publicitárias, tanto digitais como tradicionais, trazendo informações sobre a origem dos acessos ao website. Exemplo: de onde os usuários vieram para nos achar? Busca do Google, banner em algum site que tenha campanha da marca, um post no Facebook com link para o site, entre outros. Enfim, como e através de qual meio este usuário foi obtido pelo site.

COMPORTAMENTO NO GOOGLE ANALYTICS

Ao acessar um site, todo usuário tem um comportamento de navegação: realiza buscas internas, acessa páginas de seu interesse, executa ações (como preencher formulários) e em algum ponto deixa o site. Nesta área, através dos números, pode-se observar os cenários mais comuns no site e posteriormente trabalhar com estes dados a fim de otimizar a experiência dos usuários.

CONVERSÕES NO GOOGLE ANALYTICS

Responsável por trazer os resultados dos funis de conversão determinados para o site, é uma das áreas mais importantes do GA e também a mais solicitada por quem trabalha com e-commerce.

No caso do comércio eletrônico, que tem a venda como objetivo final, passa pelo “filtro” a visualização de produtos, o clique para levar ao carrinho, login de usuário, inserção de dados de pagamento e conclusão da compra.

Em empresas B2B, este exemplo também serve para casos em que o objetivo do website é ter novos clientes entrando em contato para realizar negócios.

Uso do Analytics no Marketing Digital

O acompanhamento de campanhas de marketing digital é outra boa utilidade para o Google Analytics. A maior vantagem do marketing online em relação ao convencional é o fato de ser possível mensurar exatamente o resultado da campanha e determinar pelo  ROI – Retorno de Investimento, na sigla em inglês – qual o retorno que certa campanha trouxe em termos de faturamento ou qualquer outro critério de conversão que seja definido, como preenchimento de formulários que pedem informações ou newsletters.

Para se ter resultados em números e fazer uma avaliação da eficácia de uma campanha de marketing digital o monitoramento é essencial.

Uso do Analytics no e-commerce

O Google Analytics funciona como um “termômetro” de resultados para o e-commerce. Usando as informações fornecidas pela ferramenta é possível avaliar o desempenho de vendas de cada produto em uma loja online.

Além disso, dá para saber que tipo de ação digital está trazendo melhores resultados e também o valor desse retorno. Assim, fica mais fácil definir quais são os canais com maior potencial de realizar conversões.

Imagine navegar em alto mar sem uma bússola ou GPS. É como não ter o Google Analytics e o domínio das técnicas de operação da ferramenta e interpretação dos dados para quem administra um e-commerce. Já dá para se ter uma ideia da sua importância!

“Um site sem uma ferramenta de monitoramento de tráfego deve ser considerado um crime contra a humanidade”, costuma dizer Avinash Kaushik, guru do Analytics e seu principal entusiasta.

Contudo, o Google Analytics não vai apontar para você onde está o problema. Ele fornece diversas informações com base nas quais você poderá tirar suas conclusões por meio da interpretação das tabelas e gráficos gerados.

Por meio dessa “web análise” e do domínio das ferramentas disponíveis você poderá ter uma visão clara de todos os dados referentes a números e comportamento dos usuários de qualquer tipo de site, seja de conteúdo ou e-commerce.

Texto adaptado de: inteligencianetwork.com.br

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