Como usar o WhatsApp para empreender sem ser chato
De acordo com Mark Zuckerberg (presidente-executivo), o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp, que pertence ao Facebook, alcançou a marca de 1 bilhão de usuários no mundo e estima-se que no Brasil 100 milhões de pessoas utilizam esse aplicativo.
Com essa grande popularidade e com todas as facilidades que o app oferece, já é muito comum ver empresas aproveitando essa ferramenta para fazer estratégias de marketing, gerar novos negócios e aumentar suas receitas.
Porém, o uso invasivo do Whatsapp pode ser um verdadeiro “tiro no pé” e, nesse caso, em vez de aproximar clientes, você poderá espantá-los!
Para que isso não aconteça, selecionamos alguns cuidados importantes, veja:
1- Pergunte se seus clientes querem receber suas mensagens
O Whatsapp é um canal de comunicação muito pessoal. Se sua intenção é fazer vendas e o cliente não curte esse tipo de propaganda, sua ação pode dar muito errado. Antes de enviar mensagens para os seus clientes você precisa ter certeza de que eles não ficarão aborrecidos com esses recebimentos. Sempre que fizer o cadastro de um novo cliente, pergunte se eles aceitam ser contatados por meio do WhatsApp. Se ele optar por não, respeite a decisão.
2- Mande mensagens com moderação
Use o aplicativo como uma forma de atrair seus clientes e não afastá-los. Por isso, use com moderação. Não vá encher seus clientes com mensagens várias vezes ao dia. Use para ações específicas e direcionada ao perfil dos seus clientes.
3- Preste atenção no conteúdo
Estão proibidos mensagens engraçadinhas, os eternos “bom dia”, pedidos dos mais variados, memes ou qualquer outra mensagem que não esteja relacionada ao seu negócio. Lembre-se, o WhatsApp é um canal de relacionamento muito próximo do seu cliente e, neste caso, quanto mais profissional você for, melhor.
Agora que você já sabe o que não deve ser feito, vamos às ações que você pode fazer com o WhatsApp:
Canal de relacionamento e feedback
Um dos melhores usos do WhatsApp é ser uma ferramenta de contato rápido entre você (seu negócio) e o seu cliente. É muito comum ver perfis no Instagram que vendem produtos e que colocam o número do WhatsApp para mais informações e vendas. Com isso, as dúvidas são sanadas rapidamente e o processo de compra se torna mais rápido.
Divulgue promoções e novidades
Crie algo diferente que tenha relação com as suas outras ações de marketing. Se você vai colocar a coleção de inverno em promoção e quer avisar os clientes mais especiais antes, faça isso pelo WhatsApp. Quer avisar sobre um novo produto que chegou em sua loja ou um serviço que você está prestes a lançar? Dá-lhe WhatsApp nele. Mas, lembre-se da moderação nas mensagens, sempre.
Faça pós-vendas – não suma depois da venda
Depois que a venda foi concretizada, entre em contato com o cliente e veja se ele ainda precisa de ajuda. Ou pergunte como foi à festa – caso você tenha vendido um vestido – ou ainda, questione se tem algo a mais que você pode fazer para solucionar determinado problema.
Ofereça atendimentos através do WhatsApp
Ofereça esse novo canal de comunicação para atender seus clientes no que eles precisarem. Se coloque à disposição caso eles precisem de informações dos seus produtos e ou serviços. Use e abuse dos recursos da ferramenta para agilizar seu dia a dia, melhorar seu relacionamento com os clientes e ser mais produtivo.
Agora que você já sabe o que fazer e o que não fazer no WhatsApp, trace uma boa estratégia de marketing e boas vendas!
Se precisar de auxílio em seu marketing digital, conte com a gente!
Trechos adaptados do exclente texto de Priscila Tescaro do site www.pritescaro.com.br